27.9.11

Como enfrentar as greves dos Bancários e dos Correios



Bancários de todo o Brasil estão em greve a partir de hoje por tempo indeterminado e os funcionários dos Correios continuam de braços cruzados há 14 dias. Dois serviços essenciais para empresas e pessoas, então saiba o que fazer para não ser tão prejudicado com os movimentos grevistas.

GREVE DOS BANCÁRIOS
Os órgãos de defesa do consumidor recomendam que durante o período de greve os pagamentos sejam efetuados por canais alternativos como caixa eletrônico, lotéricas, internet ou telefone. Outra opção é procurar o prestador de serviços para negociar outra forma de pagamento ou adiar o vencimento da fatura.

Há alguns bancos e contratos de prestação de serviço com eles que permitem o pagamento de contas, transferências e demais transações por telefone ou pela internet. Neste caso, anote o número de protocolo (telefone) ou imprima o comprovante de pagamento (internet);

Contas de serviços públicos, como água, luz, energia elétrica podem ser pagas em outros lugares, como as casas lotéricas e alguns supermercados;

Por fim, caso não consiga se utilizar nenhuma das formas anteriores, procure o fornecedor para negociar, por exemplo, outro lugar ou data de vencimento para o pagamento. Se houver pagamento em outro lugar, como na sede do credor, não se esqueça de pedir um recibo de pagamento, pois não haverá a autenticação do banco na conta a ser paga.

Para os outros serviços do banco, como bloqueio de cartões e saque de dinheiro, por exemplo, vale procurar o gerente da agência.

BANCOS NÃO PODEM COBRAR MULTAS - O consumidor não pode sofrer penalidades em caso de atraso de pagamento. Apesar disso, é importante levar em conta o princípio da boa-fé e em um caso excepcional como este e procurar meios para o cumprimento das obrigações.

Se não for possível outra forma de pagamento, inclusive após contato com o fornecedor, a dívida NÃO PODERÁ SER COBRADA COM JUROS E MULTA DE MORA.

GREVE DOS CORREIOS
A greve dos funcionários dos Correios, iniciada há mais de dez dias, pode ocasionar atrasos nas entregas de boletos e contas de água, luz e telefone. Para evitar transtornos e a cobrança de multas por atrasos, os consumidores devem solicitar outra forma de pagamento antes da data do vencimento da conta.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) recomenda o contato com a empresa credora para solicitar a emissão de segunda via do boleto por meio de fax, e-mail, ou pelo site da empresa. Também pode ser solicitada a prorrogação do vencimento, para evitar a cobrança de juros e multas ou a suspensão na prestação de serviços.

Para quem precisa enviar encomendas ou correspondência com urgência, durante o período de paralisação dos Correios, a recomendação do Idec é procurar por serviços de entrega alternativos ou privados.

Informações do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região e da Agência Brasil.


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