12.9.11

Plano Municipal de Cultura é discutido em Conferência



Pela terceira vez, a população conquistense foi convidada a participar da Conferência Municipal de Cultura. O encontro aconteceu no sábado, 10, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima reunindo artistas das diversas expressões, produtores culturais e espectadores que militam em prol das manifestações locais e regionais. Com o tema Construindo o Sistema Municipal de Cultura, os participantes se dividiram em eixos temáticos para discutir e elaborar propostas para apresentar à plenária.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, esta terceira edição se diferencia das anteriores por ser um avanço para a estruturação de um plano municipal de Cultura. "As propostas que serão aprovadas irão compor um plano municipal de Cultura, ou seja, é algo que a comunidade artística e o poder público vai ter que acompanhar para que vire, amanhã, uma política de governo municipal. Então, nesse ano, estamos pensando em propostas mais estruturantes", destaca o secretário.

A ideia é que o plano se consolide posteriormente em Lei para que, independente de quem seja o prefeito, secretário ou coordenador, tenha uma diretriz onde o executivo, o legislativo e a comunidade possam fiscalizar e acompanhar as ações na área da Cultura.

"Claro que esse plano não vai nascer de imediato aqui na Conferência, vai haver depois o acompanhamento e aprimoramento dessas propostas através de um grupo de trabalho específico e do próprio Conselho de Cultura", explica. "Além disso, vamos deixar as nossas contribuições para as Conferências Territorial e Estadual, que irão acontecer aqui na nossa cidade".

Representando o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, o superintendente estadual de Cultura, Adalberto Santos, falou sobre a importância das Conferências para o Estado. "As conferências são mecanismos para o Estado se comunicar com as comunidades culturais em seus diversos territórios, isso faz com que as políticas públicas sejam permeadas pela diversidade, na medida que todas as comunidades culturais tenham a oportunidade de conversar e articular, faz com que suas demandas sejam integradas a ações, tanto locais como estaduais", argumentou.

Segundo o superintendente, boa parte das políticas públicas que estão sendo desenvolvidas hoje pelo estado, foram demandas da sociedade, escutadas ao longo das Conferências. "Esse ano, para a IV Conferência Estadual, a gente está avançando bastante, pois a comunidade está sendo convocada não apenas para apresentar suas demandas, mas para escrever suas demandas no plano cultural do município, do território e do estado. Nesse sentido, esses planos serão resultados dessas dinâmicas culturais das diversas comunidade que estão espalhadas pelos territórios da Bahia".

A Conferência Territorial de Cultura acontece nos dias 9 e 10 de outubro e a Estadual, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

Nenhum comentário: