Em outubro, dois grandes eventos atraem os olhares dos amantes das letras para a Bahia: a Festa Literária Internacional de Cachoeira, que acontece no Recôncavo baiano, e a 10ª edição da Bienal do Livro da Bahia, realizada na capital do estado.
Conheça um pouco sobre cada evento e algumas das atrações que agitarão as programações.
Vista de Cachoeira e do Rio Paraguaçu, a partir da cidade de São Félix |
De 11 a 16 de outubro de 2011 em Cachoeira/BA
Site: www.flica2011.com.br
Essa é a primeira edição da Flica e os hotéis e pousadas da cidade já estão sem vagas, todas foram reservadas pelos amantes da literatura que irão conhecer a cidade histórica do recôncavo e aproveitar a diversificada programação. O evento foi montado nos moldes da Feira Literária de Paraty (Flip) e da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), com o objetivo de descentralizar ações culturais da capital baiana estimulando o debate literário na região, inserir no calendário turístico cultural baiano um conceito inédito de “Festa Literária” e, principalmente, incentivar o turismo no Recôncavo, valorizando assim, o patrimônio étnico-cultural e histórico de Cachoeira. O evento contará com palestras, mesas de debate, encontros entre escritores e públicos e shows musicais, realizados à beira do Rio Paraguaçu.
Literatura Brasileira - Sucesso de Crítica e Público?, dia 11, com Fernando Morais, Miguel Sanches Neto e Raquel Cozer.
História do Brasil: o Despertar do Interesse do Público, dia 13, com Leandro Narloch e Aurélio Schommer.
O Fetiche do Livro em Papel e o Meio Digital, dia 15, com Bob Stein, André Lemos e Fábio Fernandes.
A Literatura Underground, dia 16, com Reinaldo Moraes e Victor Mascarenhas.
Atrações musicais: Orkestra Rumpilezz, BaianaSystem, Magary, Percussivo Mundo Novo, Clécia Queiroz e outros.
A X Bienal celebra o centenário do escritor Jorge Amado |
De 28 de outubro a 6 de novembro de 2011
Centro de Convenções da Bahia - Salvador/BA
Site: www.bienaldolivrodabahia.com.br
Consolidada como um dos principais eventos do estado, a Bienal do Livro da Bahia de 2011 integra o calendário oficial das comemorações do Ano Jorge Amado, celebrando o centenário de nascimento do escritor baiano. Além de reunir editoras de todo o país, a Bienal possui uma programação com diversos espaços e temas, sessões de autógrafos, lançamentos de livros e visitação orientada para escolas. Mas os visitantes podem esperar por muitas outras novidades. A cada edição a Bienal apresenta atrações inovadoras, com momentos inesquecíveis de entretenimento para os apaixonados pela literatura.
Café Literário: onde o público e o autor se aproximam. Será aberto com a mesa Jorge Amado e O Mundo e já tem as presenças confirmadas, para outras mesas, de Nelson Motta, Fabrício Carpinejar, Mariana Ianelli, Armando Avena, Cristóvão Tezza, Fernando Morais, além de autores baianos.
Praça de Cordel e Poesia: espaço destinado ao folclore brasileiro. Nele, as duas formas de produção literária se unem num mesmo palco.
Livro Encenado: leitura de clássicos da literatura nacional por artistas conhecidos do público.
Atividades infantis: espaço todo especial no fantástico mundo dos livros, com programação repleta de histórias mágicas, personagens divertidos, cantorias e brincadeiras.
O escritor Nelson Motta vai aproveitar sua participação, no dia 6, para lançar o livro "A Primavera do Dragão", que retrata os primeiros 25 anos da vida do baiano Glauber Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário