7.10.11

Em cartaz: Capitães de Areia

"A cidade era como um enorme carrossel, onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia".

Enquanto têm de enfrentar os conflitos típicos da adolescência, os meninos de rua roubam para sobreviver na cidade grande. Parece cena do cotidiano de hoje, mas é uma realidade da década de 1930, contada pelo escritor baiano Jorge Amado no livro Capitães de Areia, de 1937. A partir de hoje, esta história da literatura brasileira pode ser conferida também nos cinemas.

O filme é dirigido por Cecília Amado, neta do escritor, para quem foi uma grande realização pessoal e chance de homenageá-lo. "A trama tem mensagem forte, e é enorme responsabilidade levar a história do meu avô para as telonas." O trabalho de adaptação da obra começou em 2007, com a preparação de elenco. "Queria trabalhar com jovens que não fossem atores e tivessem experiências e características dos personagens da trama."

O elenco principal com 12 integrantes foi selecionado após testes com 1.200 jovens de Salvador, onde se passa a história. A produção percorreu 22 ONGs, entre elas o Projeto Axé (criado há 20 anos para mudar a realidade da criança e adolescente em situação de risco). É de lá que saiu Jean Luis Amorim, 17 anos, que faz o Pedro Bala, um dos protagonistas. Ele é o líder dos meninos de rua, conhecidos por capitães de areia. "Tenho identificação com o
Pedro porque ele cuida dos outros e vai atrás do que quer."

Jean conta que nunca passou por uma situação tão crítica quanto a dos personagens, mas conhece essa realidade. "Ainda existe essa desigualdade por causa da falta de oportunidade, descaso do governo e educação dentro de casa." Mas Jean teve uma chance e a agarrou com força. "Dizem que tudo tem o lado ruim, mas o filme só trouxe coisas boas para mim. Quero fazer faculdade de música e artes cênicas."

A produção demorou quatro anos, período em que os atores tiveram grande amadurecimento e, segundo a diretora, viveram as mesmas angústias da adolescência. "Quisemos retratar a transformação, tanto física quanto psicológica, da criança em adulto. Vimos isso durante a gravação."
(Texto do jornal Diário do Grande ABC)

EM CARTAZ NO MOVIECOM CONQUISTA
Sessões de estreia: 17:10, 19:20 e 21:30
Mais nformações no site.

Pedro Bala e Dora
SINOPSE: Os "Capitães da Areia" - Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Mais atual do que nunca, a história destes personagens imortais da literatura mundial nos emociona e inspira de forma profunda.

Veja mais fotos no site do filme e confira o trailer abaixo:

Nenhum comentário: