28.10.11

Ouro conquistense no Pan


Por um centésimo, o brasileiro Leandro Oliveira conquistou a medalha de ouro nos 1.500 m do atletismo nesta quarta-feira (26) nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O fundista liderou na última volta da prova e nos últimos metros deixou o segundo colocado chegar, mas, no fim, encerrou a prova com o tempo de 3min53s44.

O segundo colocado, o venezuelano Byron Piedra, terminou os 1.500 m em 3min53s45, o que rendeu a prata ao atleta. Outro venezuelano a disputar a prova e que era favorito ao ouro, Eduar Villanueva, percorreu o trajeto em 3min54s06, ficou na terceira colocação e faturou o bronze.

Por pouco, Oliveira fica sem o ouro porque, quando terminou a prova, o venezuelano que chegou em segundo lugar começou a comemorar a vitória. A organização do Pan também ficou na dúvida e demorou para confirmar o resultado final. No fim, porém, o atleta somou a 68ª medalha de ouro para o Brasil em Guadalajara.

Oliveira, que começou a correr apenas aos 20 anos, mostrou humildade o suspense após a divulgação do resultado oficial da prova.

- Eu não sou um talento, sou pura dedicação e treino.

Atualmente com 29 anos, o fundista afirmou que aprendeu com o técnico a nunca olhar para trás durante as provas. Segundo ele, na prova desta quarta-feira, ele confessa que deu "uma olhadinha, mas foi para o lado" para não perder tempo.

O ouro em Guadalajara só confirmou o bom momento de Oliveira. Ele é o a tual campeão sul-americano dos 1.500 m e bicampeão da prova no Troféu Brasil em 2010 e em 2011 – desbancou Hudson de Souza e Fabiano Peçanha na ocasião.





FICHA DO ATLETA
Nome completo: Leandro Prates de Oliveira
Data e local de nascimento: 02/02/1982 - Vitória da Conquista-BA
Residência: Symap – São Paulo-SP
Participações no Pan: Nenhuma
Provas: 1.500 m

Informações do R7.

Apresentação em seu blog: corredor meio-fundista, iniciei minha carreira em provas de rua e após alguns anos migrei para a pista, já tive convocações pela seleção brasileira de atletismo sub-23 e adulto, conquistei vários títulos em várias competições dos mais de 15 países que tive oportunidade de competir. Acredito que o esporte é a solução para a formação de um cidadão consciente, disciplinado e que nunca desiste dos sonhos por mais difícieis que eles sejam.

Nenhum comentário: