5.2.12

Nova montagem teatral inspirada na Tragédia do Tamanduá


A Cia. Operakata de Teatro buscou inspiração na Tragédia do Tamanduá e montou o espetáculo Bagunçu, em cartaz pelo Projeto Verão Cênico promovido pela Fundação Cultura do Estado da Bahia (FUNCEB) nesta quarta, 8 de fevereiro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O início do espetáculo é às 20 horas e o ingresso custa apenas R$1.

Montado pela primeira vez pela Operakata em 2008, a peça mistura a realidade histórica com a poesia criativa. Confira a sinopse:

20 de outubro de 1885, a Fazenda Tamanduá (atual município de Belo Campo na Bahia) é invadida e saqueada por jagunços. O coronel e toda a sua família são assassinados. Na fuga, os jagunços deixam cair na terra seca objetos pertencentes à iditosa família. Belinha uma menina sertaneja se depara com esses objetos que agora são restos de uma história. A partir desse encontro a sua vida passa a tomar outro rumo. A sonhadora menina transforma uma realidade por vezes trágica em uma linda declaração à vida.

A Companhia Operakata de Teatro foi idealizada pelo ator e diretor Gilsérgio Botelho, surgindo no cenário conquistense com o espetáculo Sonata dos Loucos, em 2003. Menino Glauber, www. A Incrível Estória do Menino que Ficou Preso no Computador .com.br, Estatura da Alma, Totó, O Miado do Leão e Nós são espetáculos da trajetória da Cia., além do Movimento Cênico do Ator (MCA), projeto que teve como objetivo a formação de jovens atores na cidade.

Uma outra peça e um filme também já foram inspirados pela Tragédia do Tamanduá.

Nenhum comentário: