29.3.12

Tom Zé na Barão do Rio Branco em maio


O primeiro Festival da Juventude de Vitória da Conquista vai trazer destaques da música brasileira para a Praça Barão do Rio Branco. Um deles é o polêmico e criativo músico baiano Tom Zé, que se apresentará pela primeira vez na cidade no dia 5 de maio.

Além do tropicalista, Leoni, Pepeu Gomes, o rapper Criolo, o grupo Móveis Coloniais de Acaju e a banda Mundo Livre S/A também se apresentarão na praça. Achiles Neto, Lucas Santtana, Nina Becker, as bandas Ladrões de Vinil, Complexo Ragga, Gafieira Brasil, Brincando de Cordas e Vendo 147 completam a grade. O festival acontece de 4 a 6 de maio deste ano.

O evento ainda integra outras atividades como palestras, discussões temáticas, cinema, passeios ciclísticos e outras formas de expressões culturais e que acontecerão em outros pontos da cidade além do centro. O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio da Uesb e da Fainor e parceria com o Coletivo Suíça Baiana e o Circuito Fora do Eixo.

Tom Zé - Baiano de Irará, Antônio José Santana Martins é uma das figuras mais originais da música brasileira. Inventa instrumentos, recria sons, polemiza no palco e fora dele, quando também é jardineiro. Reconhecido internacionalmente, foi esquecido pelos amigos da Tropicália e caiu no ostracismo, voltando ao cenário após ser "descoberto" pelo britânico David Byrne, na década de 1990. 

Com vinte discos gravados (o mais recente é o ao vivo O Pirulito da Ciência), suas composições são desabafos e manifestos, mas não são músicas de protesto, como ele mesmo explica: "a música de protesto é com a palavra de ordem e eu não pratico isso, eu observo a sociedade quando ela baixa a guarda por descuido e depois tento descrever aquilo que ela não pode confessar. Isso é música que pode aumentar a capacidade de discernimento da plateia". Quer um exemplo? Então, confira o vídeo abaixo.

Nenhum comentário: