24.4.12

Ticies, a rede social para "comprar cidades"


Uma rede social criada por brasileiros (mais especificamente, baianos de Vitória da Conquista) está ganhando espaço entre internautas do mundo inteiro: o Ticies. Criado em 2009, o projeto só saiu do papel em janeiro desse ano. A ideia da rede é permitir que empresas cadastrem, gratuitamente, estabelecimentos comerciais de qualquer lugar para que os integrantes da rede tenham acesso a informações sobre produtos e serviços, de restaurantes a clínicas médicas, funcionando como uma espécie de guia mundial das cidades.

A diferença para as outras redes sociais, é que o guia gira em torno de locais e não apenas de pessoas. Os moradores da cidade podem deixar opinião sobre o lugar, fazer check-in ou check-out e organizar eventos em lugares privados, como na própria casa.

Para cadastrar um estabelecimento é necessário que a cidade dele já exista na rede, ou seja, que possua um dono (responsável por moderar tudo o que será inserido na página da cidade no Ticies). Para se tornar dono de uma cidade, é preciso adquirir o título em um leilão. Se, ao entrar na página do serviço, você procurar por uma cidade e ela ainda não tiver dono, pode dar o seu lance. A partir do primeiro lance, serão 120 horas de leilão até que o maior seja considerado vencedor.

O dono de cada município terá a responsabilidade de organizar os temas cadastrados e, em troca, ganha 51% de toda a receita gerada pelo local. E de onde vem o dinheiro? Qualquer estabelecimento pode se cadastrar no Ticies de maneira gratuita com pacote básico, mas pode comprar mais espaço e obter outras funcionalidades, pagando por isso.

Na próxima quinta, 26, às 19h30, na Palazzo (Espaço da Biscoitos Finos), dois dos criadores da rede apresentam o Ticies em Vitória da Conquista. No encontro, eles irão falar sobre como as redes sociais influenciam nossa vida pessoal e profissional, como adminstrar o tempo conectado e o que é preciso para investir e empreender nesse novo cenário.

Clique para ampliar
Mais informações sobre o Ticies, no blog.

Nenhum comentário: