29.7.12

Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

A sede das Olimpíadas 2012 é a cidade de Londres, capital do Reino Unido e da Inglaterra. Mas, você sabe a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido? E Elizabeth II é rainha da Inglaterra ou do Reino Unido? Se você não sabe, ou se esqueceu, vale a pena conferir o post.

A Inglaterra é um país europeu que, juntamente com a Escócia e o País de Gales, faz parte da ilha localizada no oceano Atlântico, ao norte da França, denominada Grã-Bretanha.

Já o Reino Unido é um agrupamento político que congrega as ilhas britânicas onde estão os países da Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte.

As relações entre Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte com o Reino Unido são semelhantes às que definem os governos federalistas: há um poder soberano central e autonomia relativa nas unidades constituintes. Já a Escócia tem um autogoverno limitado, submetido ao Parlamento britânico.

A rainha Elizabeth II é a atual monarca do Reino Unido. No cargo desde 6 de fevereiro de 1952, hoje o seu papel é restrito a funções não-partidárias, tais como a outorga de honrarias. A nação é governada por um sistema parlamentar com a sede do governo em Londres, a capital, e é uma monarquia constitucional, sendo a rainha chefe de Estado.

Nenhum comentário: