7.8.12

Caetano 70 x 7

O filho mais ilustre de Dona Canô completa hoje 70 anos de vida. Caetano Emanuel Viana Teles Veloso é um dos ícones da música brasileira, celebrado mundialmente e respeitado em qualquer lugar por onde passa. A história de Caetano e sua contribuição para a MPB merecem ocupar todos os espaços, por isso, listei sete dicas para você ver, ouvir, reverenciar, respirar e caetanear o que há de bom!

No cinema - O documentário "Coração Vagabundo", de Fernando Grostein Andrade, registra a turnê A Foreign Sound, de Caetano Veloso, por São Paulo, EUA e Japão. Além das imagens das apresentações, o músico fala sobre a saída de sua cidade natal, o sucesso no exterior, a relação com Almodóvar e a separação de Paula Lavigne.


No som - Oito anos depois da apresentação em Nova Iorque, em maio desse ano, chegou às lojas do Brasil o excelente CD “Caetano Veloso and David Byrne Live at Carnegie Hall”, que registra o show realizado na famosa casa de espetáculos ao lado do cantor escocês David Byrne, ex-líder dos Talking Heads. Caetano interpreta os sucessos “Desde Que o Samba é Samba”, “Você é Linda”, “Sampa”, “O Leãozinho”, “Coração Vagabundo” e “Manhatã”, que foram compostas num período de trinta anos, entre 1967 e 1997. Em dueto com o escocês, cantou “The Revolution”, “Dreamworld: Marco de Canaveses”, “Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê”, “(Nothing But) Flowers”, “Terra” e “Heaven”.

No DVD - Gravado no Rio de Janeiro em 2011, Caetano recria antigos sucessos ao lado de jovens músicos com uma nova sonoridade que chamam de "transrock" e "transamba". Composições mais recentes também integraram o registro que reúne, entre outras, "Força Estranha", "Eu Sou Neguinha", "Trem Das Cores", "A voz Do Morto", "Sem Cais", "Lobão Tem Razão", "Maria Bethânia", "Irene", "Billie jean", "Manjar De Reis", esta com participação de Jorge Mautner.
Na cabeceira - Da série "Folha Explica", o livro "Caetano Veloso" (2005), de Guilherme Wisnik, tenta explicar uma das mais "inexplicáveis" personalidades brasileiras. O autor também incluiu uma criteriosa discografia e cronologia da vida e obra do compositor.

Nas bancas - Confira na íntegra a reportagem "Tudo a declarar", publicada em fevereiro de 2011 pela revista Serafina. Basta clicar nos links: parte 1; parte 2 e parte 3

No porta-retrato - Caetano foi fotografo numa praia brasileira por Ivan Cardoso para o disco "Araçá Azul" (1972) logo após o retorno do exílio, exibindo toda sua magreza e os caracóis cantados por Roberto Carlos.

Na internet - Muitos momentos de Caetano Veloso foram registrados em vídeos e muitos deles estão disponíveis na internet. Um deles é parte do documentário "Pedrinha de Aruanda" (2007), de Andrucha Waddington, em que Caetano e Bethânia cantam com a mãe no quintal da casa em Santo Amaro.

Outra dica na internet é o site comemorativo aos 70 anos: caetanoveloso.com.br.

Nenhum comentário: