24.7.12

Dinheiro falso: uma R$-idade inconveniente


É constrangedor, mas necessário. Ao receber uma nota, seja de qualquer valor ou das mãos de qualquer pessoa, verifique sua autenticidade. Atualmente, o número de notas falsas circulando no comércio é alto, portanto você pode acabar vítima do golpe, seja em grandes, médias ou pequenas cidades.

Os golpistas e falsificadores têm aprimorado a cada dia as tecnologias que imitam as notas e os recursos que comprovam uma nota como verdadeira. O plágio de dinheiro é considerado crime pelo artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa e também é aplicada a quem introduz moeda falsificada no mercado.

Quem for vítima de falsificação deve entregar a nota à polícia. Caso a tenha recebido em um banco ou através de um caixa eletrônico deve procurar imediatamente o gerente ou, caso ocorra em horário ou dia fora do expediente bancário, deve registrar a ocorrência em uma delegacia e depois buscar o seu banco para que ele efetue a troca. A pessoa que repassa uma nota falsa, mesmo a tendo recebido de boa fé, também comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa.

No último dia 12 de julho, a Polícia Federal efetuou a maior apreensão de notas falsas do Brasil. O equivalente a R$ 682 mil em cédulas falsas estava com um casal em Curitiba, que tentaria repassar o dinheiro nas mediações do estádio onde acontecia a final da Copa do Brasil.

Novas notas - Ontem, 23, o Banco Central colocou em circulação as novas cédulas de 20 e 10 reais pertencentes à Segunda Família do Real. Confira os vídeos abaixo sobre as cédulas da segunda família.



Nenhum comentário: