26.6.06

Nota de Repúdio


Esteriótipos, conceitos, fórmulas e pré-conceitos. Esse conjunto degrine e desfaz uma realidade, construindo uma que se torna mais real que a verdadeira realidade.

Se você é isso tem que ser assim ou deve ser isso também... são armas do nosso comportamento que desfaz tudo e qualquer coisa que você tenha formado em sua cabeça, por mais que você diga não ser preconceituoso... por mais que você tente não olhar atravessado para aquele cara homossexual amigo de sua namorada, ou aquele outro que gosta de ópera, ou para aquela moça que gosta de futebol... É difícil! Você pode até tentar... você pode não ser preconceituoso, mas está incluído numa socieade estremamente preconceituosa, onde o pobre negro é bandido e o pobre branco é desfavorecido, o cara que veste rosa é gay... De onde a gente tirou essa idéia? Quem falou que isso é o mesmo que aquilo e qual o problema se ele é assim ou não... Porque temos ao mesmo tempo o discurso de diferença, de liberdade, de escolhas e de expressão, se estamos a todo momento nos comparando e reprimindo aqueles que não são como nós?

O que ou quem pode me responder?

Nosso comportamento é dominado por quem? Até onde eu consigo controlar o que sou ou o que quero ser? Aliás, quem me fez ter a idéia de ser como eu pretendo ser?

As nossas relações: nossa sociedade, nosso grupo, nosso país, nossa família, nossa escola, nossos amigos, nossa religião, nosso canal de TV favorito... e por ai vai...

E a culpa é de quem?

Sou eu o culpado em me vestir assim? Em falar assim?

Páro por aqui com os meus botões... antes que comece a querer ser aquilo que não sou... ou antes que me vejo como não sou...
É intolerável a contradição que nos mesmos cometemos... tantas palavras que dizemos, que gritamos e cuspimos, mas nada muda em nós mesmos, porque há uma força maior exterior às nossas vontades, um círculo vicioso que mantem-se na obscura raiz preconceituosa dos nossos antepassados.
Vivo tentando deixar de ser isso que sou: machista e conservador - mas, é bem pouco diante dos reais sentidos das palvaras confessas.

Um comentário:

evandro disse...

Ailton!
cara, seu blog tá show de bola!! (nada mais apropriado em época de copa do mundo hahahaha)
Falando sério, você tem um grande talento, continue a produzir com essa qualidade.
abraço!