26.10.08

Alerta vermelho para o curso de jornalismo da Uesb

O site Comunique-se publicou esta semana que o Ministério da Educação vai criar uma comissão para definir diretrizes básicas do curso de graduação em jornalismo. O objetivo é assegurar a qualidade da formação dos jornalistas, profissão considerada pelo ministro como central para o sistema democrático.

Do texto, destaques para alguns tópicos em que encontro relação com o nosso curso de jornalismo na Uesb.

“A última atualização curricular do curso de jornalismo foi feita há dez anos”: também, há dez anos, nasceu o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Uesb, ou seja, o curso foi construído com base no currículo que foi substituído pelo atual. E mais: é justamente agora, quando o MEC já reconhece a necessidade de uma nova base curricular, que o curso da Uesb está encaminhando sua primeira reforma curricular, para se “atualizar”.

A reforma curricular do curso sempre foi reivindicação estudantil, desde a primeira gestão de Centro Acadêmico, em 99. E sai agora, em 2008, porque o Conselho Estadual de Educação exigiu a readequação curricular quando reconheceu o curso, em 2004. E a exigência tinha o prazo de quatro anos para acontecer.

“As novas diretrizes servirão de base para a autorização e reconhecimento de novos cursos e para o controle da qualidade dos que já existem, permitindo, inclusive, o fechamento dos que não estiverem adequados”: o curso – não só os estudantes – da Uesb vai precisar se mobilizar, pois, antes mesmo dessa atitude do MEC, já se reconhece necessária uma nova reforma e se demorar mais 10 anos... adeus!

“80% dos cursos de jornalismo em funcionamento no País são de baixa qualidade”.

“Se o Supremo decidir pela manutenção da obrigação do diploma, os cursos têm que melhorar. Se derrubar, eles têm que melhorar muito”.


Com as discussões sobre a obrigatoriedade do diploma, sobre Conselho de Jornalismo e agora sobre novas diretrizes, o curso terá que rever seu posicionamento, pois, se for esperar por mais dez anos para se atualizar, inclusive, às novas tecnologias, e discutir esses temas, que por vezes se tornam polêmicos, continuará ultrapassado. Dessa forma, o curso de jornalismo da Uesb perderá (em breve) sua principal utilidade, conceder diplomas, já que os diplomas podem não ser obrigatórios ou perder a validade, se o curso for condenado. Ainda bem (?) que minha formatura é a próxima.

Confira matéria do Comunique-se.
.

Nenhum comentário: