5.11.08

Pra que isso, prefeito?



Eu sou um adepto do diálogo, afinal quando as coisas são passadas a limpo e discutidas tudo fica mais fácil de resolver, de entender e de colocar – ou não – em prática. Mas, nem todos pensam assim. Depois de reeleito, Moacir Andrade, prefeito de Itambé-BA, cidade localizada no Sudoeste do estado, a 580 km de Salvador, solicitou à justiça, no dia 16/10, a reintegração de posse de um terreno ocupado por moradores há cerca de 90 dias.

O juiz atendeu ao pedido do prefeito, que não conversou em nenhum momento com os moradores após a ocupação, e autorizou a demolição de construções iniciadas na área. Máquinas cumpriram ao mandado, causando revolta às 650 famílias que faziam parte do movimento no último dia 29. Moradores contrários à invasão comemoraram. Os aliados ao prefeito, também, já que algumas lideranças da oposição local têm aproveitado para fazer seu cartaz pessoal.

Segundo moradores, aqueles terrenos seriam distribuídos pela administração municipal à população carente. A distribuição começou, mas não terminou, porém beneficiou a quem pretende construir um posto de gasolina no local. Duas mil famílias aguardavam a distribuição do terreno, que está totalmente deserto, quem passa pela BA-263 comprova. A área já foi utilizada como lixão, hoje o prefeito diz ter projetos para ela e disse que lá funciona uma escola e uma creche. Mas, nem no mundo da imaginação!

Uma situação desta, senhor prefeito, dava pra se resolver com uma boa conversa. Quantos terrenos a prefeitura não poderia doar? Se houve doação para construção de um posto de gasolina, qualquer pessoa abaixo dessa situação pode ser beneficiada com um terreno, não é mesmo? Então, porque não passou as coisas a limpo?

Teve de recorrer ao autoritarismo para fazer a população engolir os mal feitos. Só que não engoliram, o terreno já está ocupado novamente! E é agora que ele não quer diálogo, mesmo! O homem sumiu!
.

Nenhum comentário: