15.9.09

Os nobres senadores sabem o que dizem?


Viva o senado federal brasileiro, a instituição mais inútil da democracia tupiniquim!

Hoje foi um dia histórico, marcante para a honrada casa legislativa. Os nobres senadores aprovaram o texto final da "reforma eleitoral". Leia abaixo algumas das deliberações, argumentações e outras pérolas... É cada coisa!

- Garantida a liberdade de expressão na internet, segundo o texto aprovado, permite-se "a livre manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores – internet, assegurando o direito de resposta";

Como eles vão fazer isso: vedar o anonimato e ainda garantir o direito de resposta? Alguém explica pra eles que tudo é livre na internet, desde o nome que a gente escolhe para "aparecer" quanto o espaço... o direito de resposta está "naturalmente" garantido, tem lugar para tudo quanto é merda na internet, senador!

- Quando um governador ou prefeito for cassado será realizada votação direta para escolher o sucessor: "não vejo situação mais justa, mais apropriada, se não a eleição direta em qualquer circunstância", argumentou o autor da proposta, senador Tasso Jereissati;

E o vice, não assume de forma alguma?

- A emenda do senador petista Eduardo Suplicy votada nominalmente foi derrotada por 39 votos contrários a 23 a favor. A proposta de Suplicy pedia que os partidos políticos, coligações e candidatos fossem obrigados a divulgar pela internet nos dias 6 e 30 de setembro, um relatório discriminando as doações, durante a campanha eleitoral. O DEM e o PSDB, em peso, votou contra. Para o presidente nacional do PSDB, Sergio Guerra, o problema não está na divulgação, mas sim “naqueles milhares que doam por fora da campanha”. “Não se pode criar constrangimentos aos que doam”, defendeu o tucano. Mantémse então as chamadas 'doações ocultas'.

Melhor nem comentar... Isso é uma VERGONHA!

- A preocupação em manter as cidades menos poluídas visualmente: texto rejeitado restabelecia a possibilidade de uso de outdoor como forma de propaganda às candidaturas majoritárias, que incluem presidente, governador, senador e prefeito;

No entanto, placas luminosas, cartazes, santinhos e big hands (aqueles cartazes enormes pregados nos muros, viadutos, etc...) estão valendo e poluem muito mais que os outdoor. Parece até que eles não saem nas ruas em época de eleição...

- A partir de agora, os candidatos devem incluir ao registro da candidatura seu curriculum vitae e os principais compromissos e programas de campanha.

Essa é pra rir muito! É impressão minha ou essa é uma forma de oficializar as promessas eleitoreiras? E o currículo é para analisar a carreira política? Espero que os eleitores não escolham apenas quem já tem experiência no mercado, se assim for, Sarney nunca vai deixar de ser senador!

Obs.: Para que as novas regras possam valer já na próxima eleição, em 2010, o texto precisa ser aprovado novamente pela Câmara, pois recebeu mais de 80 emendas no Senado, e depois seguir para a sanção presidencial. A definição tem de ser publicada no Diário Oficial da União até o dia 3 de outubro, um ano antes do pleito, seguindo a orientação legal. Na última quarta-feira, os senadores se reuniram em plenário e conseguiram aprovar apenas o texto-base e algumas emendas. A votação seguiria na quinta, mas não houve quórum para a votação.
Informações do Último Segundo / Foto da Agência Senado

2 comentários:

Mirna Ledo disse...

Até quando?!

Anônimo disse...

archival contractions final forsyth listvfc spellcheck distributes taiwan brenton kkflr gekjs
semelokertes marchimundui