2.10.10

A hora da decisão

Amanhã, 03 de outubro, 135,8 milhões brasileiros serão aguardados pelas urnas para escolher os seus representantes no legislativo e no executivo estaduais e federal para os próximos quatro anos (2011-2014). Durante alguns meses, a propaganda eleitoral fez parte do nosso dia a dia, no entanto, será que foi o suficiente para nos apresentar os candidatos? Será que os debates e a propaganda no rádio e na tv bastam para conhecermos os programas e as ideias de quem pretende administrar o Brasil?

Três dos nove candidatos à presidência se destacaram nesse processo e, certamente, o próximo presidente da república será um deles: Dilma, Serra e Marina, nessa ordem, são os preferidos dos eleitores, segundo os institutos de pesquisas. A mídia tem a sua contribuição nesse contexto em que o tema eleições tomam as ruas e as rodas de conversas e, pela primeira vez, a internet foi um dos principais espaços tomados pela pauta eleitoral. Pedir voto, discutir propostas, divulgar agenda, tirar dúvidas, mostrar soluções, distribuir material de campanha e até arrecadar fundos para os gastos do período. Além disso, o meio virtual serviu ainda para agregar militantes sem precisar sair de casa, mas que trabalhavam em nome do partido, que nunca foram filiados, mas simpatizaram com o candidato e propagaram suas propostas em blogs e redes sociais. Enfim, a internet contribuiu amadurecendo ainda mais o processo democrático e ajudando com a definição dos votos e a formação das opiniões.

No entanto, se você é um daqueles que ainda não decidiu em quem votar, ou que quer saber mais sobre o futuro presidente, os próximos posts contribuírão nesse sentido. Dilma, Serra e Marina serão apresentados segundo o olhar deste blogueiro-jornalista que não se conforma com as leituras genéricas e simplistas sobre os candidatos e os motivos que podem lhe convencer a votar, ou não, em a ou b. Para isso, as leituras tomadas como base foram os perfis publicados pela revista piaui e as entrevistas da Rolling Stone Brasil, os sites oficiais dos candidatos e o portal do TSE (www.tse.gov.br), além de algumas informações de sites jornalísticos utilizadas como complemento.

Para a publicação destes posts, busquei o equilíbrio e a máxima imparcialidade possível. Limito a publicar aquilo que julgo de interesse para quem ainda pouco conhece os candidatos e/ou ainda se encontra indeciso com relação ao voto. Como tive de selecionar fatos, a imparcialidade cai por terra, no entanto, tentei ao máximo não deixar a minha escolha (Marina Silva) corromper os textos, que são, na verdade, um levantamento de dados - como fazem os produtores no cotidiano do jornalismo.

Aproveite a leitura, analise, comente e busque outros textos que possam contribuir para a sua decisão. Porém, muito cuidado, a internet é tão democrática que desinformações e inverdades correm à solta. Aqui, não!

(Daqui a pouco posto o primeiro texto)

Nenhum comentário: