16.11.10

Seja um doador de medula óssea

Como se cadastrar:
Para ser um doador de medula, você precisa incluir seus dados no REDOME, que é o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Na Bahia, esse cadastro pode ser feito na Hemoba, em Salvador, e nas unidades instaladas pelo estado. Confira aqui. Em Vitória da Conquista, a unidade fica no Hospital de Base (Av. Filipinas, Jardim Guanabara. Telefones: (77) 3427-2060/ 3425-5770/ 3427-4501).

Para realizar o cadastro, você preenche um formulário e uma amostra de 5ml do seu sangue será colhida para testes. O seu sangue será tipado para se conhecer suas características genéticas. Esses dados serão cruzados com dados de pacientes que estão precisando de um transplante. Se a compatibilidade com algum paciente for confirmada, o doador é chamado para confirmar que deseja fazer a doação e para realizar exames complementares.

Como é feita a doação:
O procedimento de doação de medula óssea é feito através de punções no osso na bacia, com o doador anestesiado. A medula doada se recompõe em 15 dias aproximadamente. Após uma semana, o doador já pode retomar suas atividades normalmente

Para doar medula, é necessário:
- Ter entre 18 e 55 anos
- Estar em boas condições gerais de saúde
- Apresentar documento de identidade com foto

Se você já estiver no cadastro, não deixe de atualizar sempre os seus dados através do e- mail redome@inca.gov.br

Informações:
Serviço de Atendimento ao Doador da Hemoba - (71) 3116-5661

Nenhum comentário: