25.11.11
Quem quiser vatapá, que procure fazer
Hoje é o Dia da Baiana de Acarajé e, por isso, elas merecem um descanso. Então, que tal você mesmo fazer o seu acarajé? Quem sabe assim não aprende a dar mais valor ao trabalho, que não é pouco, dessas quituteiras para que baianos e turistas possam se deliciar com o famoso bolinho de feijão com vatapá.
Abaixo, as receitas de acarajé e de vatapá, disponíveis no site Tudo Gostoso. Se não for se ariscar a fazer, ao menos leia para conhecer o grau de dificuldade das receitas.
ACARAJÉ
Ingredientes:
1 kg e 1/2 de feijão fradinho quebrado (olho de pombo); 4 cebolas batida no liquidificador com 100 ml de água, sendo uma para colocar no azeite quente na hora da fritura; 500 ml de azeite de dendê; sal a gosto.
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho durante 2 horas, esfregando o feijão para que solte todas as cascas, troque de água pelo menos 3 vezes para retirar todas as cascas. Deixando limpo, escorra em uma peneira para retirar o excesso de água. Passe em um processador ou moinho de cereais transformando-o em uma massa fina. Em uma panela coloque a massa e a cebola e o sal, bata com uma colher de pau até que aumente seu volume e fique com consistência leve. Em uma panela tipo caçarola coloque o azeite para aquecer e quando levantar fervura coloque a cebola inteira. Com auxílio de uma colher de sopa modele os acarajés e frite até dourar.
VATAPÁ
Ingredientes:
5 pães franceses adormecidos; 1 litro de leite; 1 kg de camarão médio fresco limpo; 5 tomates picados bem finos; 1 cebola média picada bem fina; 250 ml azeite de dendê para fritar; alho, sal e coentro picado a gosto.
Modo de preparo:
Rasgue os pães e coloque de molho no leite por cerca de 2 horas. Depois bata esta mistura no liquidificador e reserve. Coloque metade do azeite de dendê em uma panela, frite o camarão até ficar rosado. Não misture muito para não desfazer o camarão. Acrescente a cebola e os tomates progressivamente. Acrescente o restante do azeite de dendê e aos poucos a mistura que estava reservada. Apure em fogo brando até ficar uma pasta, tendo cuidado de não desfazer os camarões. Estará no ponto quando a fervura começar a fazer grandes bolhas.
Dica: uma boa pimenta e salada de tomate para acompanhar. Bom apetite!
Como eu reconheço o trabalho das baianas e acho o preço do acarajé justo, vou passar na barraquinha e comprar o meu.
Viva as baianas e vida longa a essa deliciosa tradição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário