3.12.11

Revista traça trajetória da imprensa conquistense


O primeiro jornal de Vitória da Conquista foi publicado em 1911, o "A Conquista" deu início à imprensa conquistense que reuniu grandes escritores e jornalistas nesses cem anos de trajetória. Seus nomes aparecem na Revista Histórica 100 Anos de Jornalismo, organizada pelo historiador Luís Fernandes, editor responsável pelo blog Taberna da História de Vitória da Conquista.

O historiador Luís Fernandes
"Desde o primeiro jornal até os mais recentes, década por década, os principais jornais e os jornalistas que se destacaram estão na nossa primeira revista", conta Luís Fernandes. "É um trabalho que resgata a memória da comunicação da cidade, recupera acontecimentos, nos faz compreender melhor os fatos e  homenageia muitas pessoas e famílias, ligadas à história política da cidade e à imprensa, além de servir como referência aos estudantes do curso de Jornalismo da Uesb", completa.

A revista foi lançada no último dia 30 no Memorial Régis Pacheco, com a presença de personalidades da história recente da cidade, como o advogado e historiador Ruy Medeiros, o memorialista Dilson Ribeiro e o ex-deputado Elquison Soares. Com tiragem de mil exemplares, a publicação contou com o apoio da prefeitura municipal e parte será distribuída gratuitamente. Para quem quiser adquirir, alguns exemplares estão à venda na Banca Central.

A história da educação de Conquista será o tema da segunda edição da Revista Histórica. "Nossa ideia é lançar várias revistas, cada uma com um tema, e no final construir a Enciclopédia Histórica de Vitória da Conquista", revela o historiador.

Tarberna da História - O blog existe desde setembro do ano passado, com o objetivo de resgatar fatos e personagens históricos da cidade. Diariamente são postados textos relacionados a personalidades que se destacaram em diversas áreas e que contribuíram para o desenvolvimento de Vitória da Conquista.
Fotos: Giselli Moreira/Secom - PMVC

2 comentários:

ellen disse...

onde posso encontrar uma?

Michele do Carmo disse...

Está sendo vendida por 10 reais na Banca Central!