28.6.12

TCU aponta gestores inelegíveis

O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou, no último dia 19 de junho, à Justiça Eleitoral a lista de responsáveis que tiveram contas julgadas irregulares pelo tribunal. O presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, entregou o documento à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha. Ao todo são 6.917 agentes públicos ameaçados de ficarem fora da disputa eleitoral de outubro.

Segundo o presidente do TCU, houve um aumento de 41% no número de contas reprovadas em relação ao ano passado, quando 4.922 contas foram rejeitadas pelo tribunal. Na Bahia são registrados 481 responsáveis com 772 ocorrências.

A lista consiste na relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não caiba mais recurso. As informações subsidiam a declaração de inelegibilidade, feita pela Justiça Eleitoral. O período considerado para a elaboração da lista são os oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.

A relação de contas reprovadas será encaminhada a juízes eleitorais, responsáveis pela análise do registro de candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais. De acordo com a ministra do STF, os processos serão examinados caso a caso. A entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa aumentou o cerco sobre os políticos com contas rejeitadas pelos tribunais de contas.

Em 2012, o primeiro turno das eleições será no dia 7 de outubro e a lista elaborada pelo TCU deverá conter todos os responsáveis que se enquadrem nos critérios legais desde 7 de outubro de 2004. A lista passará por novas atualizações até o próximo dia 5 de julho.

Impugnações
Candidatos, partidos políticos ou coligações podem utilizar as informações contidas na lista do TCU para impugnar o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes no prazo de cinco dias, contados da publicação do edital do pedido de registro. A impugnação deve ser feita com base em petição fundamentada.

Para evitar impugnações, pré-candidatos presentes na lista têm procurado substitutos para as disputas municipais deste ano. Na maioria dos casos, parentes próximos assumem o posto de candidato.

Baixe a lista, atualizada em 18 de junho de 2012, separada por Estado, em ordem alfabética e no formato PDF, neste link.

Nenhum comentário: