15.8.12

“O jornalismo é um bem social importante demais para ficar nas mãos de jornalistas diplomados”, diz colunista do Estadão

Colunista do Estadão, Lúcia Guimarães divulgou texto afirmando que é contra a exigência do diploma de jornalismo, aprovada pelo Senado na última terça-feira, 7, em Brasília. Para a profissional, “o jornalismo é um bem social e não deve ficar nas mãos de jornalista diplomados”.
De acordo com a colunista, “obrigar o jornalista a ter diploma de  jornalismo é como obrigar um cantor a tomar aula de voz antes de cantar no palco, uma violação da liberdade de expressão”.  Ela ainda ressalta que as escolas de comunicação são de baixo nível e que aprendeu tudo com a prática do dia a dia. “Faltava muito à aula na faculdade porque já trabalhava como repórter. Aprendi o ofício na redação".

“A democracia se faz com jornalismo, ponto. Quando Thomas Jefferson disse que era melhor ter um país sem governo do que um país sem jornais, a inspiração era o civismo, não o corporativismo. O baixo nível da maioria das escolas de comunicação é que erode a democracia porque joga milhares de jovens iletrados na vala comum do subemprego, fabrica profissionais despreparados para contestar o poder e investigar a corrupção num mundo cada vez mais sofisticado e falsificado pelo marketing”, ressaltou.

(Por Priscila Fonseca, do Comunique-se)

Nenhum comentário: