21.7.07

O tempo, senhor da vida


Tudo nessa vida leva tempo. Um minuto a mais é um minuto a menos na vida de cada um. O difícil é conseguir reconhecer que, querendo ou não, caminhamos sempre em direção a um fim. Mas não aceitamos. Buscamos por idéias e palavras que substituem o nome do nosso triste e certeiro destino.

Há quem diz, o que é bom dura pouco. É mais ou menos isso o que quero dizer. Em simples palavras, escreveria que TUDO ACABA. Vivemos com a certeza da morte. Começamos com a certeza do fim.

Uma viagem chega ao seu fim. Um doce ou um sorvete também. O filme, pode até demorar, mas vai ter que acabar. Na novela tudo vai sair conforme desejo do público, só que junto chega também o seu fim.

A lamentação que surge pós THE END remexe todos os sentimentos, todos os porões da nossa mente, coração amolece, lágrimas surgem e a dor se presta a nos acompanhar. Questionamos então os sentidos de tudo: da vida, do sorriso, da geração de outras vidas, dos planos, do futuro, das preocupações, do carro e da casa, do trabalho, do amor, da alegria, dos amigos e da família. Começamos a nos fazer de personagens imaginados só por nós mesmos. "Pode ser agora", "pode ser daqui a uns cinquenta anos".

O pior, é que nunca se sabe. Esse é um motivo para gerar tanta dor. O esperado pode acontecer
a qualquer momento e se tornar um triste momento inesperado. A morte, apesar de certa é esquecida, é detalhe na vida de quem adora viver. A dor é uma outra certerza, quem sabe incerta, a certeza de nunca mais encontrar com que partiu sem avisar.

O fim, apesar de conhecido, não é o esperado. Não é compreendido e não é o mais desejado.

Todas as dores e lamentações são por causa do nosso egoísmo, do nosso individualismo. Sofrem os que ficam e lamentam a morte de quem pode estar bem melhor. Não sei se reconhecerei isso quando tiver que suportar tal dor. Mas, até aqui e fora de momento como esse, me questiono para o sentido do tempo, enquanto há tempo, decido aproveitar e lhe convido a fazer o mesmo. Aproveite o tempo que lhe resta para estar com quem você quer estar.

Força às famílias e amigos das vítimas do acidente da TAM e à família Magalhães.
Lembrem sempre da pessoa que perdeu em vida.

Nenhum comentário: