20.9.08

A opinião e o fato 1

O BRASIL OPRIME A SI MESMO


Construído sobre a exploração de negros e índios, destruindo culturas e costumes dos explorados, o Brasil é hoje um dos poucos países onde encontramos várias raças e diversas manifestações culturais que vivem em harmonia.

A afirmação acima é um clichê conhecido pela sociedade brasileira onde a referida harmonia é mascarada por desrespeito, preconceito e muita intolência. Ainda existem explorados e exploradores, ainda existe a destruição de culturas e de costumes, mas vivemos como se tudo estivesse muito bem, pois fingimos aceitar a igualdade e a liberdade. Fingimos não ter preconceito e reconhecer no outro, nós mesmos. Fingimos viver numa democracia.

O Brasil é um dos países mais negros do mundo, e parece branco. É um país pobre, que parece rico. É um país do futuro, apegado ao passado. Arcaico e tradicionalista, é ainda assim o Brasil. A ascensão do negro ou da mulher ainda é difícil de se engolir. Para o brasileiro, discutir, respeitar ou conviver com a homossexualidade não dá. O espiritismo é coisa do demônio. Candomblé, então...

A política ainda se faz com base nas amizades e nas muitas inimizades, segundo critérios do coronelismo e da ditadura. Pais e filhos não falam sobre sexo, a educação é coisa pra escola, que não ensina normas de trânsito, nem os direitos e deveres do cidadão, aliás, mal ensina as quatro operações matemáticas. Mas, também faz parte da tradição, aceitar a tudo e continuar fingindo.

Se você, brasileiro, acha que estou exagerando, não estou. Na verdade, estou generalizando, pois o que escrevo diz respeito ao comporatmento da maioria, o que - consequentemente - equivale ao comportamento do brasileiro, afinal o país se representa pela maioria do seu povo, que oprimido não reconhece a si mesmo.

Fato: Intolerância religiosa
.

Nenhum comentário: